Formas de Ingresso

Mestrado e doutorado em Geologia têm seleção aberta para preencher 26 vagas

Todas as etapas do processo serão realizadas remotamente

vz
O Programa está estruturado nas áreas de concentração Geologia Regional e Geologia Econômica e AplicadaDivulgação

Até 8 de dezembro, o Programa de Pós-graduação em Geologia (PPGeol), do Instituto de Geociências (IGC), recebe inscrições online para seleção de candidatos ao mestrado e ao doutorado, com ingresso no primeiro semestre do ano que vem. 
Os interessados devem preencher formulário, e todas as etapas dos processos seletivos também serão remotas. 

O edital regular prevê 12 vagas para o mestrado (três reservadas para candidatos autodeclarados negros) e dez para o doutorado (duas para negros). 

O edital suplementar oferece duas vagas para o mestrado e duas para o doutorado, sendo uma para indígenas e outra para pessoas com deficiência em ambos os casos.

O edital de seleção de bolsistas será divulgado após o término do processo seletivo. Dúvidas devem ser encaminhadas para o endereço institucional posgeol@igc.ufmg.br.

Áreas
A pós-graduação em Geologia está estruturada nas áreas de concentração em geologia regional e geologia econômica e aplicada. Alguns dos principais temas de estudo são metalogenia, geotectônica, hidrogeologia, geologia ambiental, evolução crustral, risco geológico, petrocronologia, geologia estrutural, paleontologia, estratigrafia, geofísica e geoquímica ambiental.

O programa, que obteve conceito 5 na última avaliação quadrienal da Capes, iniciou suas atividades em 1988, com a oferta do mestrado. Em 2001, passou a oferecer também o doutorado. Desde sua criação, já titulou mais de 300 pessoas.

Prédio do IGC, campus Pampulha, que abriga o Programa de pós-graduação em Geografia
Prédio do IGC, no campus Pampulha, que abriga o Programa de Pós-graduação em GeologiaLucas Braga |UFMG