Formas de Ingresso

Mestrados que capacitam professores de português e de biologia selecionam para novas turmas

Interessados no Profletras podem se inscrever até 1º de outubro; Profbio recebe inscrições a partir de 2 de outubro

Exames vão selecionar para mestrados profissionais em letras e biologia
Exames vão selecionar para mestrados profissionais em letras e biologia Foto: Lucas Braga | UFMG

Estão abertas, até 1º de outubro, as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Letras (Profletras), programa de pós-graduação que tem o objetivo de capacitar professores de língua portuguesa para o exercício da docência, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino no país. Coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Profletras tem a UFMG como uma das instituições associadas.

O Mestrado Profissional em Letras é um curso com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na UFMG, serão oferecidas 15 vagas (10 são destinadas à ampla concorrência, três a ações afirmativas, uma a pessoas com deficiência e uma a indígenas). As aulas no Profletras na Universidade são presenciais e ocorrem às quintas e sextas-feiras.

Para participar do Exame Nacional de Acesso, o candidato deve ter diploma de curso superior de licenciatura em letras, com habilitação em português, devidamente registrado no Ministério da Educação. Além disso, é necessário estar, no momento de inscrição, atuando, efetivamente ou não, como professor de língua portuguesa no ensino fundamental ou médio, em escolas da rede pública nacional.

As inscrições devem ser feitas no site da Comperve/UFRN. A taxa é de R$ 160, e pedidos de isenção poderão ser feitos até esta quarta-feira, 13 de setembro. As provas serão aplicadas em 29 de outubro, nos municípios-sede das instituições participantes do Profletras. Todas as informações relativas ao processo seletivo estão disponíveis no edital. Para esclarecer outras dúvidas, também é possível consultar o site da Comperve ou enviar e-mail para profletras@ufmg.br.

Ensino de biologia
O Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio), coordenado pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, também abre seleção, no próximo mês, para a turma de 2024. O edital do Exame Nacional de Acesso já está disponível. As inscrições serão efetuadas de 2 de outubro a 8 de novembro de 2023, exclusivamente pela internet.

Nesta edição do Profbio, serão oferecidas 465 vagas, em diferentes universidades do Brasil, destinadas exclusivamente a professores de biologia, efetivos ou contratados, que atuem no ensino médio da rede pública do país. Das vagas, 50 são para a UFMG. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3409-4408 e 3409-4409, pelo e-mail atendimento@copeve.ufmg.br ou no site do Profbio.