Nova metodologia de avaliação de sementes otimiza produção de mudas

Pesquisadora do Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, baseou seu trabalho em análise computacional de imagens

..
Umburana: técnica rápida e sem subjetividadesVictor Maurício / ICA-UFMG

A espécie florestal Amburana cearensis, conhecida como Umburana, é utilizada popularmente em função de suas propriedades medicinais e também pela indústria madeireira. A produção de mudas dessa espécie, no entanto, é difícil em razão do período de dormência das sementes. Uma pesquisa realizada no Mestrado em Produção Vegetal do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG testou metodologias para avaliação da qualidade de sementes por meio da análise computacional de imagens, visando contribuir para a criação de estratégias que otimizem esse processo.

A autora da dissertação, Márcia Ramos dos Santos, pretendia inicialmente chegar a uma padronização de testes para análise de sementes, o que poderia garantir uma maior eficiência na avaliação fisiológica dos produtos. A proposta de utilizar recursos
computacionais uniu a possibilidade de obtenção de altas quantidades de
informações geradas ao desenvolvimento de uma técnica mais rápida e que
eliminasse subjetividades de outros métodos. Os resultados foram promissores, obtendo 100% de acerto na classificação das sementes e melhorando a coleta de dados gerais.

Saiba mais em entrevista com a pesquisadora, realizada no programa Veredas da ciência, veiculado pela Rádio UFMG Educativa Montes Claros. A produção e a reportagem são de Amanda Lelis.