Mezanino da Reitoria abriga exposição 'O coletor'

Trabalho foi produzido por aluno da Belas-Artes

A exposição segue até o dia 11
A exposição segue até o dia 11 Divulgação

Até a próxima quinta-feira, 11, o mezanino do prédio da Reitoria abriga a exposição O coletor, do artista e aluno da Escola de Belas Artes (EBA) Raylander Mártis. O projeto, acompanhado pelo professor da EBA Marcos Hill, trata da retomada da história como meio de reinterpretação do presente.

A mostra constitui ato inaugural de projeto que será desenvolvido em intercâmbio que Raylander realizará na Escola Superior Gallaecia, em Portugal, de setembro próximo a fevereiro de 2017.

Durante seis meses, o artista usará apenas roupas e calçados da cor marrom, provenientes de trocas com brasileiros e de seu vestuário pessoal. A exposição ganha forma por meio do registro documental – em fotografias, vídeos e textos – sobre essa espécie de performance, que propõe uma conexão com "o coletor ancestral que todos carregamos".

Para Marcos Hill, o artista parece trazer nas veias o ímpeto de desvendar mistérios de que ele ainda nem tomou consciência. “Coletando, esse sujeito inventivo cria sua própria lógica de materialização da experiência, inaugurando uma metodologia arquivística própria, mais voltada para o existencial do que para o científico. Desse modo, Raylander adensa sua presença física e cognitiva no mundo, almejando longos percursos em busca do inapreensível!”, afirma.

Assista ao vídeo que a TV UFMG produziu sobre a exposição: