Missa de sétimo dia do professor Bruno Fróis, da Fafich, será nesta quinta

Aposentado compulsoriamente há três anos, ele morreu no dia 6, acometido por doença arterial

Bruno Fróis: um dos pioneiros no estudo da gestalt-terapia
Fróis foi um dos pioneiros no estudo da gestalt-terapia Arquivo pessoal

A missa de sétimo dia do professor Bruno Fróis dos Reis, aposentado do Departamento de Psicologia da Fafich, que morreu no último dia 6, será realizada nesta quinta-feira, 12, às 19h, na Igreja Nossa Senhora Mãe da Igreja (Rua Iraí, 429, Vila Paris, Belo Horizonte). Ele morreu aos 73 anos, em decorrência de doença arterial e choque hemorrágico.

Bruno Fróis, que foi docente da UFMG por mais de 30 anos, aposentou-se compulsoriamente em 2015, mas prosseguiu voluntariamente por mais dois semestres, até que um acidente e uma cirurgia o afastaram das atividades na Fafich.

De acordo com a professora Claudia Lins, colega de departamento, Bruno Fróis ministrou várias disciplinas na área de psicologia clínica – com ênfase na gestalt-terapia, linha da qual foi um dos pioneiros no Brasil – e supervisionou estágios. “Ele amava a docência e mantinha grupos de estudos no consultório”, comenta a professora. “E era irreverente e muito querido pelos alunos.”

A viúva, Silmara Machado Teixeira, destaca a dedicação ao trabalho, no consultório e na Universidade. “Era a vida dele, atender e ensinar. Mesmo com problemas de visão, ia ao consultório até poucos dias antes de morrer”, ela conta. O casal não teve filhos.