Pessoas

Morre Décio Noviello, ex-professor na EBA e no TU

Ele foi um dos principais nomes da cenografia de figurinos em Minas Gerais

Décio Noviello: carnavalesco e figurinista
Décio Noviello: carnavalesco e figurinista Paulo Lacerda / Fundação Clóvis Salgado

Morreu, neste domingo, 28, aos 90 anos, em Belo Horizonte, o artista visual, figurinista e carnavalesco Décio Noviello, que foi professor de história da indumentária, de cenografia e de figurinos no curso de Extensão em Estilismo na Escola de Belas Artes, que deu origem ao curso de Design de Moda, e no Teatro Universitário da UFMG. Seu corpo será sepultado no Cemitério do Bonfim na tarde desta segunda-feira, 29.

“Ele deixou um legado de fundamental importância para as artes visuais e as artes cênicas em Minas e no Brasil”, escreveu a professora Rita Lages Rodrigues, da EBA, em texto biográfico sobre o artista.

Segundo ela, Noviello é dono de vasta produção artística de pinturas, artes gráficas, happenings, figurinos, e foi responsável pela instalação do primeiro ateliê de serigrafia em Belo Horizonte. Teve participação destacada no carnaval da capital mineira, atuando como carnavalesco de escolas de samba e decorador do palco dos defiles, Avenida Afonso Pena.