Morre o professor Hamilton Carmélio, da Escola de Veterinária

Aposentado há 30 anos, docente atuou, até 2005, como editor científico do Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

bvfsdbs
Hamilton Carmélio: contribuição para a pecuária leiteira Arquivo da família

Morreu na última sexta-feira, dia 19, no município mineiro de Oliveira, o professor Hamilton Carmélio Machado da Silva, da Escola de Veterinária da UFMG. Ele estava em tratamento contra uma doença autoimune e foi internado no dia 17 de fevereiro por conta de um infarto.

Graduado na Escola de Veterinária em 1961, Hamilton Carmélio integrou-se, quatro anos depois, ao corpo docente da UFMG. Era lotado no Departamento de Zootecnia, na área de Bovinocultura de Leite, e deu significativa contribuição para a evolução da pecuária leiteira no país, especialmente na formação de recursos humanos.

Aposentado desde 1991, Hamilton Carmélio atuou como editor científico do Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia até 2005.

Exigente e correto
Colega de departamento, o professor Ronaldo Braga definiu o amigo como “sempre bastante exigente e sistemático, mas também correto e humano”. “Foi a pessoa que acreditou em mim e me trouxe para a academia. Foi meu tutor e me incentivou o tempo todo. Das pessoas com quem convivi ao longo de mais de 36 anos de academia, foi a que mais amava a Escola de Veterinária”, relatou.

Para o professor Jonas Pereira, do mesmo departamento, a morte do colega “significa a perda de um irmão, digno de enorme admiração e gratidão”.

[Notícia corrigida no dia 23/2, às 19h45: o professor Hamilton Carmélio morreu em decorrência de um infarto e não de complicações da covid-19.]

Com informações de Escola de Veterinária