Mostra exibe filmografia completa do mestre da comédia francesa Jacques Tati
Cine Humberto recebe a programação, gratuita, a partir desta sexta-feira, 14
O cineasta Jacques Tati é considerado o mestre da comédia francesa. Ficou conhecido, entre outras razões, por protagonizar os próprios filmes e interpretar o mesmo personagem, Sr. Hulot, que, de forma simples e silenciosa, tirava risadas da plateia para, por meio da comédia e de situações cotidianas, criticar os costumes da sociedade moderna em um período de transição pós-Segunda Guerra.
Dois grandes exemplos disso são os longas As férias do Sr. Hulot e Meu tio, maior sucesso da carreira do comediante. A obra do artista é bastante similar e passível de comparação com produções de Charles Chaplin e Buster Keaton, nomes que também são referência nesse tipo de cinema.
Por trás das câmeras, Jacques Tati apresentou o recorte de uma França nostálgica e viva, com a frieza de uma metrópole, em contraponto aos edifícios e paredes de vidro. No papel de diretor, Tati preferia usar os planos abertos em formato panorâmico, para representar e valorizar o espaço e a arquitetura, com um perfeccionismo característico.
O Cine Humberto Mauro (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro) recebe a partir desta sexta-feira, 14, a Mostra Jacques Tati, com programação gratuita.
O curador, Bruno Hilário, falou sobre a programação e sobre o cinema do diretor francês, em entrevista ao programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 12.