Mostra Experiência-Ação busca criar diferentes formas de construção artística
Evento que envolve teatro, literatura, música e audiovisual enfrenta desafios do virtual, ao mesmo tempo que explora as possibilidades do formato
A quarta edição da Mostra de arte Experiência-Ação está em cartaz durante todo o mês de junho. O evento promove shows, espetáculos de dança e teatro, sarau de literatura, oficinas de teatro, dança e gastronomia, além de uma mesa redonda sobre produção cultural durante a pandemia. A programação variada reflete o objetivo da Mostra, que foca no diálogo entre diversas expressões artísticas, em busca de novas formas de produzir arte. O elenco de artistas do projeto conta com a cantora e compositora Jane Duboc, o artista plástico mineiro Genin Guerra e o bailarino Fábio Dornas, idealizador do evento.
O programa Noite Ilustrada desta quarta, 9, apresentou entrevista com o idealizador da Mostra Experiência-Ação, Fábio Dornas. Ele comentou sobre a proposta da programação que já buscava essa mistura de linguagens artísticas quando era realizado presencialmente. De acordo com o bailarino, promover esses espetáculos de maneira virtual trouxe desafios e também novas possibilidades de interação para o público, que não são possíveis em uma performance presencial.
“Os artistas que estão divulgando falam: ‘Venham, sintam, experimente com a gente’. Porque é um grande experimento. Este ano está sendo um grande experimento. Resumindo o que está sendo este ano, é realmente um experimento no fazer, na ação, de coisas que a gente tem a segurança de fazer, mas, como a gente está lidando com a tecnologia, é complicadíssimo. Tem o frio na barriga quando a gente está fazendo presencial que é quando dá o terceiro sinal. Agora, o frio na barriga é aquele ‘gente, como vai ser?’ porque se você pensar que pode acabar a luz, acabou, né? Então, estamos lidando com isso. Depois da tempestade vem a bonança, a gente vai sair disso de outro jeito”, explicou.
Uma das atrações deste ano, conforme revelou o entrevistado, são as invasões semanais no perfil do Instagram da mostra. Sem divulgação ou aviso prévio, um artista se apresenta de improviso. Pode ser uma conversa, uma performance, um número musical, que dura de sete a dez minutos. Na semana de abertura, por exemplo, o músico Lucas Avelar compôs uma canção ao vivo para a mostra. Para acompanhar as novidades e a programação completa, acesse o perfil da Mostra Experiência-Ação no Instagram.Produção: Maron Filho e Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Alessandra Dantas