Institucional

Mostra Sua UFMG é aberta em cerimônia de boas-vindas aos participantes

Relevância social da Universidade foi enfatizada por seus dirigentes

Dirigentes da universidade
Dirigentes da Universidade se dirigiram ao público que pretende ingressar na UFMG na graduação ou na pós-graduaçãoRaphaella Dias | UFMG

A Mostra Sua UFMG foi aberta na manhã desta segunda-feira (31) pelo vice-reitor Alessandro Fernandes e pela pró-reitora de Graduação, Benigna Oliveira, que deram boas-vindas aos participantes do evento. 

Benigna apresentou a programação, que está sendo transmitida pelo canal da UFMG no Youtube até o dia 4 de fevereiro, e as ferramentas virtuais que estão disponíveis para que o público conheça o universo da UFMG: a exposição interativa, os passeios virtuais imersivos e o jogo #EuNaUFMG.

A edição deste ano tem como novidade a inclusão de 13 mesas para bate-papo com os representantes de todos os cursos. Também serão realizadas quatro mesas virtuais com temas diversos.

Ampla formação
De acordo com Benigna de Oliveira, o evento vai apresentar o funcionamento dos 91 cursos de graduação, incluindo as perspectivas de trabalho para cada um deles e as múltiplas possibilidades de formação cidadã. “A UFMG prioriza uma formação ampla, que visa transformar o estudante em um bom profissional, que trabalhe com espírito crítico, seja ético e atento aos problemas da sociedade”, definiu.

Como destacou a dirigente, uma numerosa equipe trabalhou, ao longo de muitos meses, na organização da Mostra. “Vários setores estiveram integrados, agregando competências, saberes e diversidade.”

Para o vice-reitor Alessandro Fernandes, a Mostra é uma valiosa oportunidade para que os futuros membros da comunidade acadêmica conheçam a grandiosidade da UFMG. “Por sua significativa relevância social e seu reconhecido protagonismo nos campos do ensino, pesquisa, extensão, inovação e cultura, a UFMG é considerada uma das maiores instituições de ensino da América Latina", enfatizou.

A cerimônia de abertura teve ainda a exibição de vídeos institucionais, com destaque para a apresentação de dados e números da UFMG, e apresentação do Ars Nova – Coral da UFMG, com repertório especialmente preparado para a exposição Sertão mundo, do Espaço do Conhecimento da UFMG.

O evento prossegue ao longo desta semana com uma série de bate-papos com os coordenadores dos 91 cursos de graduação. Na tarde desta segunda-feira, estão programadas sessões sobre as formações ofertadas no campus Montes Claros e sobre outros seis cursos da área de exatas que funcionam no campus Pampulha.

Leia mais sobre o evento e sobre as ferramentas de imersão virtual interativa.