Notícias Externas

Mostra Clássicas reúne filmes dirigidos por mulheres

Filmes estão em cartaz no Cine Humberto Mauro

Cléo de 5 à 7 (1962), dirigido por Agnès Varda, está na programação da Mostra Clássicas
Cléo de 5 à 7 (1962), dirigido por Agnès Varda, está na programação da Mostra Clássicas Rome-Paris Films Reprodução

Chantal Akerman, Ida Lupino, Marguerite Duras, Jane Campion, Sofia Coppola, Ava DuVernay. Essas são algumas das diretoras contempladas na Mostra Clássicas, no Cine Humberto Mauro, no Palácio Das Artes. A mostra teve início nesta quinta, 27, e conta com uma programação diversa que abrange películas dirigidas por mulheres de diversas épocas e países. Até os anos 1920, a presença de mulheres nos cargos de autoria narrativa e direção era bastante significativa, sendo considerada equivalente à dos homens. Quando o cinema estadunidense passa a ser lucrativo, que culminou com o sistema de produção industrial próximo do visto nos dias atuais, as mulheres foram excluídas dos lugares de criação e comando.  A Mostra Clássicas, exibe 20 obras que, além de terem mulheres trabalhando nos aspectos técnicos do filme, também contam histórias de mulheres. 

O curador da Mostra Clássicas, Bruno Hilario, gestor do Cine Humberto Mauro, conversou com o programa Noite Ilustrada desta sexta-feira, 28. 

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

A Mostra Clássicas segue em cartaz até o dia 12 de março, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes - Av. Afonso Pena, 1537, Centro. Para conferir a programação completa e a sinopse de cada filme, visite o site da Fundação Clóvis Salgado, que é fcs.mg.gov.br. Mais informações no telefone 3236-7400. 

Produção de Letícia Finamore, sob orientação de Luíza Glória