Institucional

'Movidas pelo espírito republicano', Andrea Moreno e Vanessa Neves assumem direção da FaE

Cerimônia de posse foi realizada nesta quarta; nova gestão propõe a criação de 'espaços de convívio, afetividade e cuidado'

Andrea e Vanessa:
Andrea e Vanessa: "felizes, esperançosas e com muita energia"Foca Lisboa | UFMG

As professoras Andrea Moreno e Vanessa Ferraz Almeida Neves, ambas do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, tomaram posse, em cerimônia na noite desta quarta-feira, dia 3, nos cargos de diretora e vice-diretora da Faculdade de Educação (FaE).

Em seu discurso de posse, Andrea Moreno defendeu a gestão colegiada e debatida, fundamentada em argumentos e decisões compartilhadas, ou seja, “a ideia de que a gestão se faz valorizando a arena pública de debates de decisões, cuidando intransigentemente da coisa pública”.

Andrea Moreno:
Andrea Moreno: compromisso institucionalFoca Lisboa | UFMG

“O que nos impeliria a estar à frente de uma das maiores unidades da UFMG? Unicamente o nosso compromisso institucional, e a crença de que a Universidade é melhor quando governada por nós mesmos, atores da instituição. É o espírito republicano o que nos move”, provocou.

De acordo com a nova diretora, o cargo representa a possibilidade de crescimento, de aprendizado e de partilha. É, em suas palavras, uma “oportunidade de defender, de um lugar privilegiado e com eco, a universidade pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada”.

“Inspiradas em Paulo Freire, tomamos esse desafio como uma chance de diminuirmos a distância entre o que pensamos e dissemos e o que fazemos, e vamos nos esforçar para que nossa fala seja condizente com a nossa prática. Queríamos muito, hoje, dizer aos docentes, discentes e técnicos que estamos felizes, esperançosas e com muita energia para conduzirmos esta casa nos próximos quatro anos”, declarou.

Conforme o Plano de Trabalho, um dos objetivos da nova gestão é criar espaços de convívio, afetividade e cuidado em todas as dimensões da vida pública e cotidiana na FaE. As gestoras também pretendem analisar a situação quantitativa de servidores técnico-administrativos e construir soluções para o atendimento em todos os setores, tendo em vista as aposentadorias previstas e o cenário pouco favorável para novas contratações.

Daisy Cunha:
Daisy Cunha: criatividade e resiliênciaFoca Lisboa | UFMG

Complexidade, criatividade e resiliência
A professora Daisy Moreira Cunha, que entregou o cargo de diretora, admitiu sua euforia pela conclusão da caminhada à frente da Unidade. Segundo ela, a complexidade de dirigir a FaE decorre, entre outras razões, do conjunto múltiplo e diverso de sua comunidade, formada por cerca de cinco mil estudantes, 140 professores, 60 servidores técnico-administrativos e 15 profissionais terceirizados.

“E a complexidade se torna exponencial se considerarmos as ações de extensão, que estendem nossos limites territoriais a perder de vista. É impossível conhecer a agenda global da FaE. Ela articula ações diversas, dentro e fora do campus, simultaneamente. Vamos aonde os nossos alunos e sujeitos de pesquisa estão”, completou.

A professora destacou que, durante o seu mandato, foi preciso muita criatividade e resiliência para “sobreviver aos pacotes de maldade, cujo objetivo foi aniquilar e inviabilizar a universidade como patrimônio público”. “Sobreviver foi nossa meta número 1”, disse.

Para Daisy Cunha, a política, no contexto da Universidade, tem ganhado um gosto subversivo — o que se justifica porque “tudo o que se refere a problemas sociais são problemas políticos, problemas do viver junto”. Nesse sentido, ela observou que "a política é o que deve colocar em evidência o que realmente importa a toda essa inventividade do social, que se instaura nas microssituações cotidianas da FaE, como lugar de trabalhar e viver”.

O professor Luciano Mendes de Faria, do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação, que fez a saudação às duas gestões, ressaltou que a educação atravessa tempos sombrios no Brasil. “Sabemos que não será uma tarefa fácil dirigir a FaE. Ainda que, a partir de 1º de janeiro, possamos retomar o curso da história brasileira, foram tantas as destruições que vai demorar um tempo para sairmos desse atoleiro em que nos meteram”, enfatizou.

Sandra Goulart:
Sandra Goulart: "o melhor de nossos esforços e ideias"Foca Lisboa | UFMG

Indignar-se e resistir
Em seu pronunciamento, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida observou que a cerimônia é especialmente marcante, pois sinaliza a possibilidade de a comunidade se reunir novamente, de forma presencial. “Apesar do cenário otimista, o contexto epidemiológico ainda nos exige cautela. O luto continua — e a luta também”, ponderou.

Ao avaliar que o ano de 2022 será marcado por dificuldades, Sandra Goulart comprometeu-se a colaborar para que as adversidades não comprometam os caminhos e a missão da Universidade. "Caberá a todos e a cada um de nós indignar-se e resistir a tudo o que possa ameaçar os valores que para nós são caros. Defender a educação pública significa defender o futuro das novas gerações. De mim e de vocês, a instituição espera que ofereçamos o melhor de nossos esforços e ideias”, finalizou.

A cerimônia de posse de Andrea Moreno e Vanessa Neves, realizada no auditório da Faculdade de Educação, foi transmitida pelo canal da Unidade no YouTube, onde está gravada.

Matheus Espíndola