Notícias Externas

MPB é o gênero mais gravado no Brasil segundo pesquisa do ECAD

Professor da Escola de Música da UFMG conversou com o Noite Ilustrada sobre os dados inéditos

.
. Foto: Silvio Tanaka / Wikimedia Commons

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, o ECAD, divulgou recentemente o resultado de uma pesquisa que mostra que a música popular brasileira, a tão conhecida MPB, é o gênero musical mais gravado em todo o país. Esse dado é uma surpresa diante de estilos cada vez mais populares no Brasil, como é o caso do sertanejo e do funk, que ditam tendências em rádios, shows e outros segmentos. Das dez primeiras faixas desse ranking inédito, a canção mais gravada é Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, com trezentas e noventa e nove gravações. Grandes nomes da música nacional e de diversos gêneros já fizeram suas versões dessa música, como é o exemplo de Carmem Miranda, Elis Regina, Dominguinhos, Cauby Peixoto, Agnaldo Rayol, Alcione, Alexandre Pires e muitos outros. Vale ressaltar que o resultado coletou dados apenas no Brasil. Caso os dados também envolvessem gravações internacionais, nomes como Dionne Warwick, Luciano Pavarotti e Plácido Domingo contribuiriam para aumentar os números de gravações da música popular brasileira.

Para falar sobre MPB, eu converso agora com o professor do Departamento de Instrumentos e Canto da Faculdade de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, o músico Wilson Lopes Cançado.
Boa noite, professor Wilson Lopes Cançado! Seja muito bem-vindo à Rádio UFMG Educativa e ao Noite Ilustrada!

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Para ver mais informações e pesquisas do ECAD, acesse o site www3.ecad.org.br.

Produção de Letícia Finamore, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória