Notícias Externas

MPF investiga disciplina "Golpe de 2016" na Federal de Goiás

Coluna de educação analisa interferência na oferta de cadeira por universidade

Deputados comemoram autorização para processo de impeachment contra Dilma Rousseff em 2016
Deputados comemoram autorização para processo de impeachment contra Dilma Rousseff em 2016 Marcelo Camargo | Agência Brasil

O Ministério Público Federal em Goiás instaurou um procedimento preparatório para apurar a oferta da disciplina Golpe de 2016 pela Universidade Federal de Goiás. A representação apresentada ao MPF sustenta que a disciplina não teria caráter acadêmico mas sim de propaganda político-partidária realizada com a utilização de bens públicos e custeadas com dinheiro público em prol do Partido dos Trabalhadores. A universidade terá de repassar todas as informações sobre a disciplina para análise do MP. 
A disciplina ofertada segue tendência de outras universidades públicas, como UFBA e Unicamp, que também ofertam cadeiras similares. A primeira, anunciada pela UnB, recebeu oposição do Ministério da Educação, que pediu apuração sobre a oferta, gerando indignação na comunidade acadêmica. Na coluna de Educação, veiculada no Jornal UFMG desta segunda, 26, o professor da Faculdade de Educação (FaE/UFMG), Marcus Taborda, analisa a interferência externa nas universidades. 

ouca-a-conversa-com-vinicius-luiz-26-03-2018.mp3