Notícias Externas

Mulheres falam sobre empreendedorismo feminino em vídeo da TV UFMG

Número de empreendedoras aumentou nos últimos anos.

De acordo com pesquisa do Sebrae, o número de mulheres empreendedoras aumentou 15,4% nos últimos dez anos, somando mais de oito milhões de empresárias no Brasil.No entanto, de acordo com dados do IBGE, menos de 40% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres no país. Tendo em vista esta nova tendência, a TV UFMG convidou a professora do Departamento de Sociologia da UFMG, Daniella Cireno, e duas empreendedoras mineiras para discutir o tema e os desafios que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho.

Flávia Rios fundou uma agencia de comunicação em 2002. Hoje a empresa é uma das maiores agências de comunicação integrada de Minas e foi selecionada para integrar o EY Enterpreneurial Winning Women Brasil, um seleto grupo de empreendedoras brasileiras de alta performance.

Tuty Castro é uma mulher negra, proprietária de um salão de beleza, voltado para o corte de cabelo de mulheres de cabelo afros e crespo. Sua história como empreendedora começou aos 13 anos, quando aprendeu o ofício com sua mãe. Desde então, Tuty foi se profissionalizando no ramo e, em 2017, abriu seu próprio salão. Hoje, ela vive na luta para manter o seu negocio e integra a rede Mulherio Networking, voltada para capacitar empreendedoras e fortalecer as parcerias entre elas.

Segundo Danielle Cireno, professora do Departamento de Sociologia da UFMG, este aumento significativo do empreendedorismo feminino, nos últimos anos, esta ligado ao retrocesso da economia brasileira. Ela sugere que está onda é positiva, pois simboliza uma “emancipação” feminina do mercado de trabalho e que o governo poderia patrocinar este movimento, com treinamentos e orientações. 

Equipe de produção do vídeo: Frederico Gandra (produção e reportagem), Ravik Gomes e Antônio Soares (imagens), Kennedy Sena (edição de imagens), Ruleandson do Carmo e Pablo Nogueira (edição conteúdo).