Mulheres são as mais afetadas por conflitos entre trabalho e família

Pesquisa que ouviu trabalhadoras brasileiras durante a pandemia é tema do novo episódio do ‘Aqui tem ciência’, da Rádio UFMG Educativa

Conflitos entre família e trabalho são mais intensos para as mulheres
Conflitos entre família e trabalho são mais intensos para as mulheres Foto: Kamaji Ogino | Pexels

A pandemia de covid-19 aprofundou os conflitos entre trabalho e família vivenciados pelas mulheres, revela uma pesquisa realizada com 352 mulheres na faixa etária dos 20 aos 65 anos, moradoras de vários estados do Brasil, que exerciam trabalhos remunerados em 2021. Elas responderam a um questionário on-line com perguntas relacionadas a fatores como carga horária, regime de trabalho e nível de escolaridade.

“Muitas mulheres passaram por incertezas sobre a manutenção do trabalho e em relação à própria saúde e à dos familiares. Muitas adotaram o regime de trabalho remoto, que se associou ao ensino a distância emergencial, que muitos filhos estavam vivenciando. Tudo isso contribuiu para um clima de tensão capaz de afetar o comportamento dessas trabalhadoras, uma vez que, com tudo acontecendo no ambiente da casa, não existe uma barreira muito clara para estabelecer a divisão entre o que é trabalho e o que é família”, lembra a terapeuta ocupacional Jacqueline Ferreira, autora da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Estudos Ocupacionais da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.

Mão dupla
A maioria das trabalhadoras que responderam ao questionário tinha alto nível socioeconômico e de escolaridade – o que pode ser explicado, em parte, pela necessidade de ter acesso à internet para participar do estudo – e atuava nas áreas da saúde e da educação, ou exercia funções administrativas. A pesquisadora explica que os dilemas vivenciados por essas mulheres são de mão dupla. O conflito trabalho-família ocorre quando as demandas, a atenção e o comportamento relacionados ao trabalho interferem na vivência e nas experiências da família. O conflito família-trabalho, por sua vez, se manifesta nas situações em que o tempo, o comportamento e a tensão relacionados aos  papéis e tarefas no ambiente familiar interferem no trabalho.

A autora do estudo afirma que a ocorrência desses conflitos não se restringe à pandemia e é mais intensa para as mulheres do que para os homens, em razão dos papéis atribuídos pela sociedade a cada gênero. Enquanto são delegadas majoritariamente a elas as tarefas domésticas e de cuidado, o chamado “trabalho reprodutivo”, eles ainda são, em muitos casos, as principais responsáveis pelo “trabalho produtivo”, fora do lar.

Saiba mais sobre a pesquisa no novo episódio do Aqui tem ciência, o último da série especial sobre pesquisas realizadas por mulheres, também sobre mulheres, veiculada ao longo deste mês.

Jacqueline Ferreira: mulheres enfrentaram incertezas quanto ao trabalho
Jacqueline Ferreira: mulheres enfrentaram incertezas quanto ao trabalho Foto: Alessandra Ribeiro | Rádio UFMG Educativa

Raio-x da pesquisa

Título: Conflito trabalho-família, conflito família-trabalho e equilíbrio ocupacional: uma análise entre mulheres trabalhadoras brasileiras

O que é: Dissertação de mestrado que apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com 352 mulheres na faixa etária dos 20 aos 65 anos, moradoras de vários estados do Brasil, que exerciam trabalhos remunerados no ano de 2021, durante a pandemia da covid-19. As participantes responderam a perguntas relacionadas aos conflitos entre trabalho e família vivenciados por elas.

Autora: Jacqueline Josiane Gonçalves Ferreira

Programa de pós-graduação: Estudos da ocupação

Orientadora: Fabiana Caetano Martins Silva e Dutra

Ano de defesa: 2023