Arte e Cultura

Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos é tema do 'Aulas abertas' desta semana

Experiência desenvolvida no Aglomerado Santa Lúcia é relatada pelo padre Mauro Luiz da Silva

A experiência do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), no aglomerado Santa Lúcia, em Belo Horizonte, é o tema desta semana do projeto Aulas abertas, do Centro Cultural UFMG. O convidado é o padre Mauro Luiz da Silva, diretor e curador do Museu, que trabalha pelo reconhecimento e salvaguarda das favelas e dos quilombos urbanos.

Em sua fala, padre Mauro apresenta o acervo e espaços do Muquifu e relata que uma das propostas do museu, neste período de pandemia, foi criar e produzir conteúdos para a internet, para que as pessoas, mesmo em casa, mantendo o distanciamento social, tivessem acesso à cultura, ao lazer e à informação. Ele citou as séries As histórias do Muquifu e Pedacim por pedacim – esta ainda em fase de criação – que reúnem episódios sobre o museu em suas redes sociais.

Mauro Luiz da Silva é doutorando e mestre em Ciências Sociais. Tem formação em psicopedagogia, teologia e filosofia pela PUC-Minas, além de graduação em história e tutela do patrimônio cultural pela Universidade de Pádua, na Itália. Ele também é o coordenador do projeto de pesquisa NegriCidade.

O projeto Aulas abertas oferece espaço de compartilhamento de ideias, conceitos, experiências e discussões contextualizadas pelo atual momento de crise. Uma nova aula é publicada toda semana nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) e no site do Centro Cultural UFMG. Todos os vídeos já lançados permanecem disponíveis nessas plataformas.