Arte e Cultura

Música erudita é atração de sábado no Conexões Musicais

Quarteto Aulos, de música erudita
Quarteto AulosDivulgação

O oboé, instrumento clássico cujas origens remontam ao século 17, terá papel de destaque na apresentação do quarteto de música erudita Aulos, neste sábado, 9, no projeto Conexões Musicais. Alexandre Barros, Ravi Shankar, Israel Muniz e Moisés Pena vão subir ao palco do Conservatório UFMG, às 18h, para executar repertório de composições clássicas do instrumento.

O quarteto, fundado em 2012 pelos oboístas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, possui uma formação inédita, contemplando vários instrumentos da família dos oboés, tais como o oboé soprano, o oboé d’amore, o corne inglês e o oboé baixo, instrumento raro que pode ser ouvido em pouquíssimas obras orquestrais, como Salomé, de Richard Strauss, e Os planetas, de Gustav Holst.

O instrumento ganhou notoriedade quando foi incorporado à orquestra em obras de grandes compositores do século 17, como Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Robert Schumann, além de Strauss.

Na apresentação de sábado, serão executadas também composições do romantismo – período musical que corresponde do início do século 17 até o início do século passado –, como o clássico balé em dois atos O quebra-nozes, do russo Piotr Tchaikovsky.

A série de concertos Conexões Musicais recebe artistas de outras instituições e estados.
Conheça o repertório:

Hans Hadamorvsky – Três prelúdios corais para 2 oboés, corne inglês e oboé baixo

Henri Zagwyn – Suíte para dois oboés, corne inglês e oboé baixo

Raymond Moulaert – Andante, fuga e final

Heinrich Becher – Quarteto Peter

Tchaikovsky – O quebra-nozes

O Conservatório fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8300.

Com Assessoria de Comunicação do Conservatório UFMG