Saúde

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, saiba mais sobre amamentação

De 12 a 16 de agosto, Hospital Risoleta Neves, da UFMG, promove campanha interna de conscientização

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é realizada de 1 a 7 de agosto e tem como objetivo conscientizar para a importância da amamentação. A data foi criada pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA) em 1992 e neste ano tem o tema “Capacite os Pais e permita a amamentação, agora e no futuro”. Alinhada à temática, a Maternidade do Hospital Risoleta Tolentino Neves, administrado pela UFMG, preparou programação especial durante o mês de agosto, como campanha que reúne dicas e curiosidades sobre a amamentação, além de rodas de conversa, palestra e painel interativo sobre o tema com suas pacientes. Em vídeo, produzido pela TV UFMG, Patrícia Magalhães, coordenadora da linha de cuidado materno infantil, explica mais sobre os benefícios da amamentação para os bebês e as mães. 

A amamentação deve ser a única fonte de alimento durante os seis primeiros meses de vida, mas de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) apenas 4 em cada 10 crianças têm acesso somente ao leite materno nesse período. Além de fornecer todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê, o aleitamento garante a saúde das mães, que podem ter o risco de desenvolver câncer de mama diminuído em até 4,3%.

O Hospital Risoleta Tolentino Neves conta com 54 leitos Materno Infantil, sendo 16 de Cuidado Progressivo Neonatal. A Maternidade atende gestantes de risco alto e habitual e realizou 2.970 partos em 2018 e mais de 1.500 no primeiro semestre de 2019. Desses partos, 78% foram normais e assistidos por enfermeira obstetra. O Risoleta Neves tem a menor taxa de cesárea de Belo Horizonte, 22%. As gestantes são assistidas em um ambiente que favorece a fisiologia do parto, com atendimento acolhedor e respeitoso, aplicando intervenções apenas quando necessárias.

Entrevistada: Patrícia Magalhães (coord. médica Linha de Cuidado Materno Infantil - HTRN)

Equipe: Leonardo Milagres (produção), Larissa Costa (reportagem), Ravik Gomes (imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens), Jéssika Viveiros (edição de conteúdo).