Notícias Externas

TV UFMG reúne vídeos sobre a questão LGBTQI+

Hoje completam-se 50 anos da Revolta de Stonewall, em Nova York, marco da luta dessa comunidade por igualdade de direitos

Esta sexta-feira, 28 de junho, marca os 50 anos da Revolta de Stonewall, considerado mundialmente como o marco das lutas por igualdade social da comunidade lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual, transgênero, queer, intersexual e demais denominações de identidade de gênero e sexualidade (LGBTQI+). Em 1969, o famoso bar gay novaiorquino Stonewall Inn foi invadido por policiais que agrediram e reprimiram o público presente, resultando em diversas manifestações pela cidade. Por isso, 28 de junho é reconhecido como o Dia Internacional do Orgulho LGBT.

Para relembrar a Revolta de Stonewall, a TV UFMG organizou uma lista com alguns dos principais vídeos recentes do Núcleo de Produção Audiovisual do Centro de Comunicação (Cedecom). Pesquisadores e membros da comunidade da Universidade analisam a realidade de gays, lésbicas, travestis, transexuais, drag queens, e falam sobre identidade de gênero e outras temáticas.

Questões ligadas ao universo LGBT são estudadas na UFMG em campos como comunicação, sociologia, psicologia e direito e, em especial, pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH).