Notícias Externas

100 anos de Zé Keti: filha relembra legado e principais momentos da carreira do sambista

Autor de diversos clássicos teve suas músicas gravadas por nomes como Nara Leão, Luiz Melodia e Elza Soares

Zé Keti
Zé Keti Correio da Manhã/Acervo Arquivo Nacional

Nesta semana, celebramos os 100 anos de um dos maiores nomes do samba carioca. Em 16 de setembro de 1921 nascia, na Zona Norte do Rio de Janeiro, José Flores de Jesus, eternizado na música brasileira como Zé Keti. Compositor de vários clássicos e figura marcante entre as avenidas e rodas, o sambista ficou conhecido por levar a voz do morro para os asfaltos, para o cinema e para o teatro. Do repertório de composições que celebravam a noite e a malandragem, Zé Keti deixou uma obra que serviu a intérpretes como Nara Leão, Luiz Melodia e Elza Soares. Foi também responsável por canções prestigiadas nos carnavais e em movimentos políticos. 

Após mais de cinco décadas dedicadas à música, Zé Keti morreu em 14 de novembro de 1999, aos 78 anos, vítima de parada cardíaca, deixando um legado de mais de 200 composições e uma contribuição imensurável ao samba de raiz e à cultura brasileira. No programa desta sexta-feira, 17, o Noite Ilustrada teve o prazer de receber a filha do sambista, Geisa Keti.

Assim como o pai, Geisa também canta, além de atuar como produtora cultural. Na entrevista, ela afirmou estar surpresa positivamente com a repercussão do centenário e contou que desde o começo do ano teve contato com dezenas de oportunidades para compartilhar mais sobre a vida e obra de Zé Keti. Geisa também destacou a preocupação de seu pai no combate aos preconceitos, comentando que o cantor sempre teve a noção "de que ele precisava fazer algo para valorizar a cultura negra, tendo sempre visto as dificuldades que essa população tinha para alcançar valor, respeito e reconhecimento perante o resto da sociedade".

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Em homenagem ao centenário do cantor, está sendo desenvolvido um espaço virtual de celebração e recordação de sua rica trajetória. Em breve, o site Zé Ketti Vive vai apresentar conteúdo exclusivo sobre o artista.

Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Alessandra Dantas e Hugo Rafael
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas