Notícias Externas

Série de livros narra a história da música nacional a partir de discos em quatro volumes

Projeto do jornalista Pedro Alexandre Sanches lançou a primeira edição, que abrange o período entre 1950 e 1972

Capa de 'Álbum 1 - 1950 a 1972 Saudade, Bossa Nova e as Revoluções dos Anos 1960'
Capa de 'Álbum 1 - 1950 a 1972 Saudade, Bossa Nova e as Revoluções dos Anos 1960' Divulgação

Talvez seja intuitiva a relação do brasileiro com a canção. Mas esmiuçar a história dos discos durante décadas e fazer um panorama detalhado da indústria fonográfica brasileira já é um trabalho minucioso que extrapola a intuição. E é exatamente isso que o jornalista e crítico musical Pedro Alexandre Sanches está fazendo, em parceria com Edições Sesc São Paulo, na série Álbum: a história da música brasileira por seus discos. O primeiro volume, Álbum 1 - 1950 a 1972: saudade, bossa nova e as revoluções dos anos 1960, já foi disponibilizado.

Para contar mais sobre esse panorama da música nacional, construído por múltiplas histórias, o programa Noite Ilustrada desta quarta-feira, 22, convidou Pedro Alexandre Sanches. Em entrevista, o jornalista explicou que o trabalho levou de três a quatro anos para ser escrito. Até agora, segundo detalhou, ele tem os três primeiros volumes prontos e o quarto em andamento. O primeiro volume, em específico, foca no período das décadas de 50 e 60, a partir do surgimento do LP e sob influência do período pós-guerra.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Álbum 1 - 1950 a 1972: saudade, bossa nova e as revoluções dos anos 1960 está disponível para compra em formato físico e em e-book. Você pode encontrá-lo nas principais livrarias, em aplicativos de vendas de livros e também pelo portal do Sesc SP

Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Alessandra Dantas e Hugo Rafael
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas