Novos servidores participam de programa de recepção

Atividades incluem temas como direitos e deveres, ética e educação pública

Com o programa, UFMG atende à exigência de ofertar atividades introdutórias e de formação
Com o programa, UFMG atende à determinação de ofertar atividades introdutórias e de formação Júlia Duarte / UFMG

Vinte e cinco servidores técnico-administrativos nomeados neste ano compõem a primeira turma, em 2018, do programa de recepção promovido pela Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH). Os módulos (total de 20 horas) estão sendo realizados nesta semana (20 a 24 de agosto), sempre pela manhã.

O objetivo é contribuir para a integração dos novos servidores, informando sobre os principais aspectos da estrutura, do funcionamento e do compromisso social e ético da Universidade. O programa atende às determinações do Decreto 5707/96 relacionadas à oferta de atividades introdutórias e de formação.

“O curso é muito importante no processo de compreensão, por parte dos novos servidores, do ambiente de trabalho, da carreira e da missão da Universidade”, explica Érika Amélia Morais, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DDP), do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH). Ela ressalta a disposição da gestão da PRORH e o empenho da equipe para a retomada do programa.

Os quatro módulos do programa contemplam as temáticas Educação pública, universidade pública, UFMG; Ética no serviço público; Direitos e deveres do servidor público federal; Atendimento ao público. As atividades são conduzidas por profissionais da PRORH e pelo pedagogo aposentado da UFMG Walter Alcântara de Matos Filho, responsável pelos dois primeiros módulos.

Timóteo:
Timóteo: oportunidade de se aproximar de outros servidoresJúlia Duarte / UFMG

Novas turmas
O plano da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal é incluir no programa, ao longo dos próximos meses, os servidores admitidos em 2017 e 2018. Haverá turmas com até 50 participantes e atividades também no turno da tarde. São 377 servidores nomeados desde o início de 2017, e a expectativa é que haja novas admissões ainda neste ano.

Um dos participantes do programa desta semana é o assistente administrativo Timóteo Freitas, lotado na área de pessoal da Faculdade de Direito. Nomeado em fevereiro último, ele destaca a oportunidade de conhecer a história da Universidade e de se aproximar de outros servidores novatos.

“Essa iniciativa é fundamental, porque há muita coisa que desconhecemos sobre a UFMG, a começar pelo tamanho real da instituição e dos quadros de docentes e servidores técnico-administrativos”, afirma ele, que se diz animado também com a chance de saber mais sobre deveres e direitos e sobre as possibilidades de crescimento na carreira.

Outras informações sobre o Programa de Recepção de Servidores Técnico-Administrativos em Educação Recém-admitidos podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-3247.