Notícias Externas

Números de circo, teatro e dança integram show de variedades transfeminista em BH

‘Cabaré das Divinas Tetas’ faz apresentações com coletivos Calcinha da Palhaça, Bacurinhas, Acadêmia Transliterária e Coletiva Manas no fim de semana

Coletivo Calcinha de Palhaça é um dos grupos convidados para a 'Temporada Cabaré das Divinas Tetas'
Coletivo Calcinha de Palhaça é um dos grupos convidados para a 'Temporada Cabaré das Divinas Tetas' Leila Verçosa

O Cabaré das Divinas Tetas, plataforma de criação fundada por palhaças e drags de diversos coletivos de Belo Horizonte, realiza dessa sexta, 19, até domingo, 21, uma temporada de apresentações na Funarte MG, no centro de Belo Horizonte. Durante as três noites, o público assiste a um show de variedades transfeminista que reúne números de circo, teatro e dança, com foco no humor feminino. As apresentações contam com parcerias entre o Cabaré e o Coletivo Calcinha da Palhaça, a Acadêmia Transliterária, o Coletivo Bacurinhas e a Coletiva Manas. Em cena, palhaças e drags do Cabaré se encontram com mulheres cis, trans, pessoas não binárias e LGBTQIAP+, colocando em debate questões como gênero, maternidade, sexualidade e transfeminismos.

Quem deu mais detalhes sobre o Cabaré das Divinas Tetas e os espetáculos do fim de semana no programa Expresso 104,5 dessa sexta, 19, foi a palhaça e fundadora da iniciativa, Adriana Morales. Ela falou das origens do projeto e as temáticas e reflexões que os espetáculos propõem. Adriana detalhou o que o grupo buscou ao pensar nas parcerias.

“O cabaré é muito mais do que um espaço de variedades. É um lugar que pressupõe proximidade, que pressupõe espaço para essas vozes, para esses corpos, para o que não está em foco, o que está às margens, mesmo. É um lugar de diversão, mas também é um lugar muito político, é um lugar de escuta, da gente somar essas forças e cabe tudo, cabe o lírico, cabe todas as linguagens, cenas mais fortes, contundentes, cabe ingenuidade, mas também é noite, é cabaré, é um espaço muito múltiplo, que está falando de escuta, escuta do outro e por isso essa edição fazendo questão desse convite, de todos esses grupos”, resumiu. 

Ouça a entrevista completa pelo Soundcloud.

As apresentações ocorrem até domingo na Funarte MG, Rua Januária, 68, Centro. Na sexta o início é às 19h30,  às 19h no sábado e às 18h no domingo. Os ingressos podem ser acessados pela plataforma Sympla – e são gratuitos para pessoas trans, travestis e não-binárias. É necessário manter as medidas de prevenção no contexto da pandemia da covid-19. As recomendações são usar máscara cobrindo nariz e boca, higienizar as mãos com frequência e guardar distância das outras pessoas.

Acompanhe o trabalho do Cabaré das Divinas Tetas pelas redes sociais.

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: Alessandra Dantas