Nutrólogo Enio Cardillo alerta sobre mitos e crendices na alimentação

Evento aberto ao público celebra 50 anos do ICB

Alimentação saudável 'deve conter verduras e hortaliças', segundo Enio Cardillo
Alimentação saudável 'deve conter frutas e hortaliças', lembra Enio Cardillo Foca Lisboa/UFMG

Mitos e Crendices em Nutrição serão abordados pelo nutrólogo e professor emérito do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, Enio Cardillo Vieira, no dia 9 de agosto, das 13h às 14h, no auditório 1A do Centro de Atividades Didáticas Ciências Naturais (CAD1), campus Pampulha. O seminário, aberto ao público, integra a programação celebrativa dos 50 anos de criação do ICB e do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia do instituto.

O professor Enio Cardillo, 85 anos, 50 dos quais dedicados ao trabalho na área da saúde, pretende responder algumas perguntas – cerveja cria barriga? Glúten engorda e faz mal? Limão irrita o estômago? – além de levar aos participantes informações sobre os supostos benefícios do óleo de linhaça, da ricota e ainda explicar se a mistura de bebidas de diferentes teores alcóolicos faz mal à saúde.

Ele também vai chamar a atenção para a importância da boa alimentação na promoção da saúde e prevenção das doenças. "Os alimentos exercem funções específicas e importantes no organismo e uma boa alimentação deve conter fontes de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais”, destaca.

O professor explica que pretende contribuir para que os participantes passem a questionar sempre que ouvirem algo ‘inusitado’ sobre as propriedades dos alimentos.