Notícias Externas

Obra da artista visual Lygia Clark está disponível em acervo digital inédito

acervo reúne mais de 7 mil itens da artista e inclui obras, catálogos, documentos, periódicos históricos, cartas, entre outros materiais.

Nascida em Belo Horizonte no ano de 1920, Lygia Clark foi discente da Universidade de Paris e realizou sua primeira exposição individual no Institut Endoplastique da capital francesa.
Nascida em BH, Clark foi discente da Universidade de Paris, cidade onde realizou sua primeira exposição individual Divulgação / Associação Cultural 'O Mundo de Lygia Clark'

Lygia Clark foi uma das maiores artistas visuais brasileiras de todos os tempos. Com vida totalmente dedicada à produção artística, nasceu já colhendo os frutos do movimento modernista e foi protagonista de seus desdobramentos, tendo sido peça fundamental na construção dos movimentos construtivo e neoconcreto nas artes plásticas.

Em 2021, a Associação Cultural Lygia Clark, com apoio do Itaú Cultural, lançou um acervo bilíngue – disponível em português e inglês – com mais de sete mil itens da artista. O projeto é idealizado pela neta da artista, Alessandra Clark, e reúne um vasto material, incluindo obras, catálogos de exposições, material audiovisual, documentos e periódicos históricos, além de cartas e materiais inéditos, como páginas de seus diários, textos que escreveu e não publicou e projetos não-realizados.

Nesta sexta-feira, 29, o coordenador do projeto, Juliano Werneck, participou do programa Noite Ilustrada, apresentado por Luiz Fernando Freitas, e deu mais detalhes sobre o acervo e a vida e obra de Lygia Clark.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Todo o acervo está disponível gratuitamente no Portal Lygia Clark.

(Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória / Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Hugo Rafael)