Arte e Cultura

Obras sacras, contemporâneas e folclóricas marcam apresentação do Ars Nova, nesta quarta

Ars Nova Coral da UFMG
Ars Nova Coral da UFMG Divulgação

O Ars Nova Coral da UFMG é a atração de amanhã do Quarta Doze e Trinta. A apresentação ocorrerá na Praça de Serviços, no campus Pampulha, a partir das 12h30, com entrada franca. O grupo, regido pela maestrina Iara Fricke Matte, conta com 21 vozes e vasto repertório que vai do erudito ao popular.

Para esse espetáculo, o Ars Nova preparou um programa cujas obras transitam por três manifestações musicais. A primeira parte é formada por obras renascentistas, com temas sacros, como a Ave Maria, de Tomás Luis de Victoria, e marcadas pelo estilo da época, com denso contraponto vocal.

A segunda parte consiste em obras contemporâneas, dos séculos 20 e 21, de autores como Nelson Salomé e Hans-Joachim Koellreutter, este um dos nomes mais influentes da música brasileira no século passado, fundador da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia e mestre de artistas como Tom Jobim, Caetano Veloso e Tom Zé.

Por fim, o repertório inclui músicas do folclore brasileiro, com arranjos de nomes como o maestro mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca, regente do coral durante boa parte de sua trajetória.

O Quarta Doze e Trinta integra o projeto Muitas Culturas nos Campi, promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC).