Arte e Cultura

Oficina do Festival de Inverno combina dança e filosofia

A oficina Dança e filosofia: exercício da dúvida, que será ministrada pela dançarina e professora Adriana Banana, tem foco no corpo em estado de interrogação. A atividade será oferecida gratuitamente durante o 48º Festival de Inverno da UFMG, de 18 e 22 de julho, na Escola de Belas-Artes.

O objetivo é conciliar exercícios com os textos de apoio Discurso do método e Meditações metafísicas, de René Descartes, em que o filosofo francês apresenta a dúvida como método para o ato de filosofar. A recomendação é que os participantes leiam os textos indicados e vistam peças confortáveis.

As inscrições para a oficina podem ser feitas no site do 48º Festival de Inverno da UFMG.

A professora
Adriana Banana é artista da dança e professora de composição e improvisação em dança na PUC Minas. Concebeu várias obras pelo Clube Ur=H0r (associação que ajudou a fundar), como Magazin(1998), Desenquadrando Euclides (2012, Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte), Saravá bien!!! (2012) e Memória (2014). É uma das fundadoras da Cia. de Dança Burra e dançou no Les Ballets C. de La B., com Alain Platel, na Bélgica, e no Momu Dance Theater, de Amsterdam. Adriana idealizou o Fórum Internacional de Dança (FID), em 1996.

Graduada em Filosofia pela UFMG, mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia e especialista pela Trisha Brown Dance Company, de Nova York, Adriana Banana lançou, em 2013, o livro Trishapensamento: espaço como previsão meteorológica. Recebeu o Prêmio Itaú Rumos Dança.

Adriana Banana:
Adriana Banana: exercícios combinados com textos filosóficosArquivo Pessoal