Saúde

Oficina do Festival de Verão estimula autonomia do corpo feminino

Atividade relaciona questões biológicas, históricas e sociais da saúde da mulher

Oficina será exclusiva para mulheres com mais de 18 anos
Oficina é exclusiva para mulheres com mais de 18 anos Divulgação

“Queremos proporcionar um espaço em que as mulheres saiam fortalecidas e autônomas em relação ao corpo e à saúde”. Assim, Marília Escanhoela Cucolicchio resume o propósito da oficina Mulher, corpo e autonomia, que será ministrada no 13º Festival de Verão da UFMG em parceria com Isabela Ladeira.

De acordo com Marília, a oficina se propõe a abordar assuntos relacionados à saúde da mulher e a suas características biológicas, entremeados com questões históricas e sociais. “Falaremos sobre a anatomia do corpo, como ciclos menstruais, menopausa, alimentação, história da ginecologia e obstetrícia moderna”.

Ao longo dos quatro dias, os conceitos serão tratados de forma natural por meio de conversas e de imagens. “Realizaremos uma grande roda na qual as mulheres terão a oportunidade de se apresentarem. O intuito é proporcionar um espaço horizontal e confortável para que elas se sintam à vontade para expor dúvidas e relatar experiências”, esclarece Marília. 

“No último dia, a oficina será dedicada ao autoexame. "Queremos que as mulheres troquem informações sobre os seus corpos", informa.

Inscrições
Destinada a mulheres com mais de 18 anos, a oficina será realizada de 11 a 14 de fevereiro, das 13h30 às 17h30,  na sala 13 do Conservatório UFMG. A taxa de inscrição é de R$30. São ofertadas 20 vagas. Orientações sobre inscrições estão disponíveis no hotsite do 13º Festival de Verão

As estudantes assistidas pela Fump (níveis 1,2 e 3) terão direito a duas vagas. Para manifestar interesse, basta entrar em contato pelo telefone (31) 3409-6410 nos dias úteis, das 8 às 12h e das 13 às 17h.

João Paulo Alves