Arte e Cultura

Oficina usa a dança como chave para o autoconhecimento

Atividade do Festival de Verão foi ofertada a mulheres a partir de 16 anos

A oficina Feminino em dança: criatividade e espiritualidade, ofertada no 13º Festival de Verão UFMG, abordou a relação entre e arte e a transformação pessoal por meio de exercícios de autoconhecimento e movimentos corporais. A atividade, realizada no Conservatório UFMG e aberta a mulheres a partir dos 16 anos, não exigiu experiência prévia em dança de suas participantes.

A oficina foi conduzida pela psicóloga, professora de dança e mestre em Belas Artes pela UFMG, Renata Mara de Almeida. Nas aulas, Renata optou por trabalhar a criatividade por meio da espiritualidade. Foram promovidos exercícios de dança, meditação e discussões. O movimento corporal foi inspirado nas danças cigana e circular e estimulado por exercícios de improvisação e criação. Também foram realizados exercícios de escuta atenta e práticas de escrita criativa.

A programação do 13º Festival de Verão UFMG, que terminou nesta quinta-feira, 14, contou com 13 oficinas, ciclo de debates e oito eventos culturais.

Ficha técnica
Entrevistadas: Renata Mara, artista e professora de Dança, Bruna Queiroz, estudante de Direito ,da PUC Minas, Gabriela Tavares, estudante de Arquitetura da UFMG, e Giulia Cerqueira, estudante de Geologia da UFMG
Produção e reportagem: Frederico Gandra
Edição de conteúdo: Pablo Nogueira