Ensino

Oficinas ensinam a criar jogos digitais e de tabuleiro

Xadrez

Valdecir Galor / SMCS / Fotos Públicas

O Laboratório de Experimentação Digital (LED), da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), recebe inscrições para duas oficinas de criação de jogos, que serão realizadas ainda neste mês e em setembro: Oficina de análise e criação de jogos digitais e Oficina de criação de jogos de tabuleiro.

Na atividade que envolve jogos digitais, os participantes aprendem sobre a dinâmica dessas atividades, incluindo regras, narrativa, estratégia e modos de vitória. Em seguida, eles são estimulados a desenvolver um pequeno jogo programável, utilizando software específico.

A oficina será de 28 a 31 de agosto, à tarde, na Fafich. As inscrições devem ser feitas até o dia 24, por meio de formulário on-line. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até 26 de agosto.

Os participantes da oficina de jogos de tabuleiro recebem aula introdutória sobre a dinâmica dos jogos e brincadeiras tradicionais – regras, mecânicas, estratégias, jogos modernos de tabuleiro, jogos cooperativos e modos de vitória – e são convidados a desenvolver, testar e analisar diversos jogos de tabuleiro, tradicionais e modernos, para entender as transformações das relações entre os jogadores.

A atividade será realizada de 3 a 5 de setembro, no período da tarde, na Fafich. As inscrições seguem até 30 de agosto e também devem ser feitas em formulário on-line.

As duas oficinas tem inscrição gratuita e a idade mínima para participação é de 11 anos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-6312.

Digital e social integrados
O Laboratório de Experimentação Digital (LED) trabalha com pesquisa, análise e criação de jogos digitais e com o desenvolvimento de aplicativos baseados em plataformas móveis ou sistemas computacionais alternativos de baixo custo.

O objetivo do LED é incentivar a análise crítica sobre o desenvolvimento da tecnologia sob o olhar da comunicação e criar condições para a integração das artes digitais com a vida social.