Arte e Cultura

Oficinas movimentam Espaço do Conhecimento no fim de semana

Astronomia, ressurgimento do vinil e mitologia nórdica compõem programação

oficia
Atividade vai mostrar como a produção de encartes mudou com o surgimento das mídias digitais Divulgação / Espaço do Conhecimento

Astronomia na educação infantil, contação de histórias sobre a cosmogonia dos povos nórdicos e o ressurgimento dos discos de vinil serão abordados em oficinas gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade.

Na manhã de sábado, 16, das 9h às 12h, será realizada a oficina Astronomia na educação infantil e anos iniciais: uma proposta por meio da pesquisa em sala de aula. O intuito da atividade é propor métodos que tornem o tema, nem sempre fácil de abordar com crianças, mais interessante nas aulas de ciências.

Destinada a professores da educação infantil e do ensino fundamental, a oficina explorará a importância da pesquisa em sala de aula. Serão apresentados meios de instigar a curiosidade dos pequenos, além de alternativas ao ensino da astronomia para essas faixas etárias. A atividade será ministrada por Mônica da Silva Gallon, mestre em Educação em Ciências e Matemática, e por Kátia Ariane da Silva, mestranda em Educação. O número de participantes é limitado a 15 pessoas. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico.

Odin e Loki
Também no sábado, às 15h, o segundo andar do Espaço abrigará a atividade Cosmogania nórdica, que abordará a mitologia escandinava. A contação de histórias vai levar os visitantes ao mundo dos deuses Odin e Loki, descrevendo a crença nórdica desde a criação até o apocalipse viking. A atividade terá como base um livro do britânico Neil Gaiman, baseado em manuscritos originais sobre a mitologia escandinava, escrita em islandês por eruditos medievais.
 
A contação de histórias tem classificação indicativa livre e duração média de uma hora. A participação é gratuita mediante retirada de senha na recepção.

Ressurreição do vinil
A oficina A cara da capa, que será realizada no domingo, 17, às 15h, vai discutir a arte das capas dos vinis, desde sua confecção até as mudanças de estilo ao longo dos anos. Com base nas capas em exposição na mostra Canção amiga – Clube da Esquina, a atividade vai demonstrar como a forma de produzir os encartes mudou com o surgimento do CD e das mídias digitais. 

Até pouco tempo circunscritos a um elenco de tecnologias ultrapassadas, como fitas cassetes, câmeras analógicas e disquetes, os discos de vinil estão recuperando parte do protagonismo de outrora. Nas redes sociais, surgiu o movimento Sleeve face, em que usuários posam com capas de discos, montando cenários inusitados. Na atividade, os visitantes serão convidados a posar com as capas, e as imagens serão postadas nas redes sociais do Espaço.

A classificação indicativa é de 12 anos. Para participar, é preciso tirar uma senha na recepção. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários.

Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento