Notícias Externas

Ônibus-biblioteca 'Livros nas praças' chega pela primeira vez a Belo Horizonte e Contagem

Iniciativa promove ações de incentivo à leitura e atividades culturais além de oferecer um acervo de mais de 2 mil livros ao público

Projeto Livro nas Praças já passou por 10 cidades no pais.
Projeto Livro nas Praças já passou por 10 estados brasileiros em 10 anos de existência.Divulgação

Belo Horizonte e Contagem recebem nesta semana, pela primeira vez, o ônibus biblioteca “Livros nas Praças”. Com um acervo de mais de 2 mil livros a serem emprestados principalmente aos moradores das cidades que não possuem acesso a bibliotecas públicas, a iniciativa busca estimular o prazer pela leitura e a democratização da prática. A biblioteca sobre rodas conta com obras acessíveis, como ilustrações em braile para crianças, títulos em braile para adultos, livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão e audiobooks para deficientes visuais. O interior do veículo também é adaptado com cadeira de transbordo, indicada para cadeirantes e idosos e traz um ambiente lúdico para o público infanto-juvenil. Além da inédita itinerância literária, o projeto também promove ações de incentivo à leitura e atividades culturais, como leitura dramatizada, teatro literário, contação de histórias e palestras. O Livros nas Praças começou em 2012 e já contemplou mais de dez estados brasileiros, beneficiando cerca de 370 mil leitores no processo. O ônibus biblioteca Livros nas Praças já está em Belo Horizonte, e segue até o dia 6 de maio, na Barragem Santa Lúcia. Entre os dias 9 e 13 de maio, o veículo permanece em Contagem, na Praça da Jabuticaba. O horário de funcionamento é sempre de terça a sábado, das 10h às 16h.  Cada pessoa pode retirar até dois livros por vez no ônibus biblioteca. Para isso, é necessário fazer um cadastro, apresentando carteira de identidade e comprovante de residência. Mais informações sobre a iniciativa você encontra no site da Korporativa, empresa realizadora do projeto. 

O programa Universo Literário conversou com a diretora e idealizadora do projeto “Livros nas Praças”, Cristina Maria Aquino de Figueiredo.

Ouça a conversa com a jornalista Alessandra Dantas.

Produção: Enaile Almeida e Gabriel Félix, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória