Sessões em unidades apresentam oportunidades de intercâmbio

Nesta semana, haverá reuniões na Escola de Enfermagem e na Faculdade de Medicina

Faculdade de Ciências Sociais da Universidad de la República Uruguay (UdelaR), com a qual a DRI estabeleceu parceria neste ano
Universidad de la República Uruguay (UdelaR), com a qual a UFMG estabeleceu parceria neste ano Foto: www.universidad.edu.uy

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) está realizando uma série de sessões nas unidades acadêmicas da UFMG para apresentar os programas de mobilidade internacional a alunos da graduação e tirar dúvidas relativas a essas oportunidades. Os eventos são abertos ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

“Nos encontros, discutimos a importância da mobilidade e destacamos as oportunidades disponíveis, por exemplo, em prestigiadas universidades da América Latina”, afirma Luciana Fiuza, da coordenação de gestão operacional e informação da DRI.

Já houve sessões na Escola de Arquitetura e na Faculdade de Direito. Nesta semana, a agenda prevê encontros na Escola de Enfermagem amanhã, dia 15, às 14h, e na Faculdade de Medicina, nesta sexta-feira, 18, às 13h. Na semana que vem, haverá reuniões na Escola de Belas-Artes (22, às 12h) e Escola de Música (24, às 13h).

“A UFMG realiza duas grandes chamadas anuais. No primeiro semestre, temos a chamada do Programa Minas Mundi, que é voltada a acordos bilaterais. Trata-se do maior programa de intercâmbio internacional do Brasil. Já no segundo semestre, temos a Chamada Unificada de Habilitação, que envolve os acordos em rede e contempla os programas ibero-latino-americanos”, explica Luciana Fiuza. O edital desta chamada ainda será divulgado.

Segundo ela, há, no momento, mais vagas acertadas do que alunos fazendo mobilidade. "Queremos dar conhecimento dessas oportunidades”, reforça Luciana.

Confira a agenda de sessões

Escola de Enfermagem: 15/05, 14h, auditório Maria Sino
Faculdade de Medicina: 18/05, 13h, sala 146
Escola de Belas Artes: 22/05, 12h, Auditório Álvaro Apocalypse
Escola de Música: 24/05, 13h, auditório Fernando Melo
Escola de Ciência da Informação, Fale e Fafich: 29/05, 12h, auditório Azul (ECI)
Faculdade de Ciências Econômicas: 05/06, 13h30, auditório 1
Escola de Engenharia: 06/06, 11h, auditório T005
Faculdade de Farmácia: 12/06, 12h, sala 3061B-3
Escola de Veterinária: 12/06, 14h, auditório da Escola de Veterinária
Faculdade de Odontologia: 19/06, 15h, auditório Hélio de Sena Figueiredo
EEFFTO: 19/06, 12h, auditório principal
Faculdade de Educação: 26/06, 12h, auditório Luiz Pompeu
Instituto de Geociências: 26/06, 14h, auditório do 1º andar
Instituto de Ciências Biológicas: 03/07, 11h, auditório 3
Instituto de Ciências Exatas: 03/07, 14h, auditório 3

Mais informações sobre os programas de mobilidade internacional de estudantes de graduação mantidos pela UFMG estão disponíveis no site da Diretoria de Relações Internacionais.