Notícias Externas

Orquestra DoContra celebra 50 anos do Clube da Esquina em show com representantes do movimento

Grupo convida Flávio Venturini, Beto Guedes, Toninho Horta e Bianca Luar para apresentação única no Palácio das Artes

Neto Bellotto lidera a Orquestra DoContra, que criou versões exclusivas para o show em Belo Horizonte
Neto Bellotto lidera a Orquestra DoContra, que criou versões exclusivas para o show em Belo Horizonte Divulgação

A Orquestra DoContra busca difundir a música erudita a partir da fusão entre o universo popular e outras linguagens artísticas, mistura feita sempre por meio de apresentações não-convencionais. Em homenagem ao cinquentenário do movimento Clube da Esquina, celebrado em 2022, o conjunto realiza apresentação única nesta sexta, 3, em Belo Horizonte, com participações especiais de Flávio Venturini, Beto Guedes, Toninho Horta e Bianca Luar. A orquestra é formada por seis contrabaixos acústicos e instrumentos como viola, violino, violoncelo, oboé e trompete.

No concerto, os artistas convidados se revezam no palco com parte de seus repertórios. O set inclui clássicos como Todo Azul do Mar, Sol de Primavera, Clube da Esquina e Manuel, O Audaz. Todas as músicas incluídas ganharam versões exclusivas para a apresentação. Quem deu mais detalhes sobre o espetáculo no programa Noite Ilustrada dessa quinta-feira, 2, foi o líder da Orquestra DoContra, contrabaixista da Filarmônica de Minas Gerais, arranjador e diretor musical, Neto Bellotto.

Toninho Horta participa da apresentação única com a Orquestra DoContra
Toninho Horta participa da apresentação única com a Orquestra DoContra Divulgação

O convidado destacou a importância do Clube da Esquina não só para a música mineira e mundial, mas também para a poesia. “Eu acho que não podia acontecer em outro lugar mais especial do que Minas Gerais. A gente até brinca que as harmonias são tão malucas e as melodias maravilhosas que deve ser por causa das cachoeiras, da natureza, das montanhas”, refletiu. Bellotto valorizou o cuidado e a sensibilidade que os poetas tinham em pensar as composições de acordo com as características marcantes de cada músico que fez parte do movimento.

O músico também falou sobre a comunicação entre o universo da música erudita e o da música popular, adiantando que o público pode esperar uma experiência tanto visual quanto sonora do espetáculo, que ultrapassa os padrões. “A gente tentou dar uma temperada boa e misturar o erudito com o popular, para que o ouvinte tenha essa experiência viva de estar numa sala de concerto e de também ouvir os artistas do coração”, explicou o contrabaixista.

Ouça a entrevista completa pelo Soundcloud.

A Orquestra DoContra se apresenta nesta sexta, 3, às 21h, no Grande Teatro Cemig do Palácio das Artes. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Eventim ou na bilheteria. O endereço é Avenida Afonso Pena, 1537, no Centro. Acompanhe o grupo pelo Instagram, perfil no qual foram publicados trechos dos ensaios para o concerto. 

A Rádio UFMG Educativa reforça que a recomendação dos cuidados de prevenção contra a covid-19 deve ser seguida: usar sempre a máscara da maneira correta, evitar aglomerações e manter a higienização das mãos.

Produção: Maron Filho e Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória e Alessandra Dantas
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Alessandra Dantas