Pesquisa e Inovação

Órtese que restaura movimentos da mão e do cotovelo é alvo de testes em voluntários

O aparelho é desenvolvido desde 2005 pela equipe do Laboratório de Bioengenharia (Labbio)
O aparelho é desenvolvido desde 2005 pela equipe do Laboratório de Bioengenharia (Labbio) Acervo pesquisa

Indivíduos que há mais de seis meses têm hemiparesia esquerda (comprometimento motor do braço esquerdo) decorrente de acidente vascular encefálico podem se cadastrar como voluntários na pesquisa Validação de uma órtese robótica para membro superior que restaura movimentos da mão e do cotovelo, conduzida pela terapeuta ocupacional Fernanda Ferreira, que cursa mestrado em Engenharia Mecânica na UFMG. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos.

O aparelho, que vem sendo desenvolvido desde 2005 pela equipe do Laboratório de Bioengenharia (Labbio) da UFMG, está em fase de validação, que consiste no teste do protótipo com pacientes.

"Nosso objetivo foi desenvolver um equipamento leve, resistente e de baixo custo, além de facilmente transportável e com capacidade para melhorar a execução das atividades cotidianas dos pacientes", explica Fernanda Ferreira.

A pesquisadora é orientada pelo professor Claysson Bruno Santos Vimieiro e co-orientada pela professora Adriana Valladão Novais Van Petten.

Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (31) 99511-7701 ou pelo e-mail bioengenhariaufmg@hotmail.com.