Notícias Externas

Ouça as entrevistas veiculadas na Rádio UFMG Educativa nesta terça-feira, 26/09/17

Professor comenta os 85 anos do clássico da literatura mundial "Admirável Mundo Novo"

Os 85 anos de "Admirável Mundo Novo"

O clássico da literatura mundial "Admirável Mundo Novo", romance do escritor inglês Aldous Huxley, completa, em 2017, 85 anos de sua primeira publicação. Na obra, o autor apresenta um mundo sem conflitos, completamente estável, onde a ordem impera e a tecnologia atingiu parâmetros refinadíssimos, a ponto de alterar profundamente o funcionamento da sociedade. Nesse mundo, o prazer é estimulado ao máximo e as famílias não existem. A ordem prevalece porque as populações são completamente controladas pelo sistema. Sobre o assunto, confira entrevista com o professor de literatura Evanir Pavloski, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), veiculada no programa Universo Literário.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

DemoDay - Feira de Startups na UFMG

Estudantes também podem ser empreendedores e suas ideias podem resultar em negócios, por meio de seus conhecimentos aplicados em diferentes áreas de interesse social. Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo entre os jovens estudantes, ocorre, nesta terça-feira, 26, no campus Pampulha, a DemoDay, uma feira de startups. Na 9ª edição do programa de aceleração de startups Lemonade, da Fundep, 11 equipes finalistas passaram por dez semanas de imersão, momento em que puderam modelar seus negócios e planejar sua atuação no mercado. Sobre o assunto, confira entrevista com o idealizador do programa Lemonade, Aluir Dias, veiculada no programa Conexões.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Mostra Esquinas do Cineclube Catástrofe

Estreia hoje a Mostra Esquinas, do Cineclube Catástrofe! Dividida em quatro sessões, uma por semana, a mostra é destinada à divulgação e debate da relação entre o cinema e a cidade. A estrutura de cada sessão é composta pela exibição de dois filmes, um curta-metragem e um longa, seguido de debate sobre os filmes exibidos e roda de conversa com os debatedores. Sobre o assunto, confira entrevista com o curador e produtor da Mostra Esquinas, Luiz Malta, aluno de Ciências Sociais da UFMG, veiculada no programa Expresso 104,5.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto