Arte e Cultura

Outdoor da Belas Artes recebe intervenção pictórica

Artista pernambucano realiza interferências na obra para 'deturpar' proposta original

"Ruminante: psicografia de um acontecimento 'narrativo, itinerante, delirante'" vai até 11 de maio Divulgação / Facebook Erik Ordanve

Quem passar pela Escola de Belas Artes (EBA) nas próximas semanas poderá conferir a ação performativa Ruminante: psicografia de um acontecimento “narrativo, itinerante, delirante”, que está sendo realizada pelo artista pernambucano Erik Ordanve no outdoor da unidade. Durante 33 dias, o aluno do oitavo período do curso de Artes Visuais da EBA (na habilitação pintura) realiza intervenções pictóricas no outdoor.

A ação é uma tentativa do artista de deslocar a prática de ateliê para a esfera pública. Por meio da ação, o público terá acesso não à obra depois de pronta, mas às várias etapas de seu processo de concepção. "Propus uma ação em que a pintura sai de seus suportes tradicionais para ocupar outros espaços, no caso o espaço urbano", explica o artista. “Sou um pernambucano em uma cidade diferente, então a ideia de êxodo e a imagem do retirante me interessam. Para produzir essa imagem, recorri à apropriação; visitei arquivos públicos, juntei tudo e tentei transformar em um resultado poético”, detalha.

A produção do painel começou no dia 9 de abril, com a implantação da imagem-base do outdoor, que foi criada com técnicas digitais. Até 11 de maio, Ordanve vai realizar intervenções pictóricas pontuais na imagem, de forma a deturpar gradativamente sua proposta original, fazendo emergir dela novos sentidos, em direções mais abstratas.

“Na imagem inicial eu trabalho questões relacionadas com o deslocamento geográfico e com a memória. Além disso, trago também elementos relacionados a rituais cívicos, como os desfiles, os carnavais, os rituais que se repetem. Mas há também outros personagens. Não é uma narrativa fechada”, explica.

As intervenções ocorrem das 6h às 21h, de segunda a sexta-feira. O período de produção é também o período de exibição: assim que o trabalho for concluído, começará a ocupar o espaço uma nova intervenção artística, a ser realizada por outro aluno da instituição sobre a obra anterior.

A intervenção artística de Erik Ordanve foi aprovada em edital de chamada de obras artísticas aberto em 2017. A intervenção que será feita no outdoor após o seu trabalho é fruto do mesmo edital. A Escola de Belas Artes da UFMG fica no campus Pampulha.