Arte e Cultura

Pesquisador da Unicamp aborda relação entre gênero musical moçambicano e descolonização

Viés político da marrabenta será analisado em palestra promovida pelo Centro de Estudos Africanos nesta segunda-feira

Matheus Serva
Matheus Serva investiga experiências cotidianas nos subúrbios de Lourenço Marques (atual Maputo)Grupo de Estudo e Pesquisa Cultura Negra no Atlântico / UFF

O estilo musical Marrabenta, de Moçambique, e o expoente do gênero, o cantor Fany Mpfumo, serão abordados, em palestra nesta segunda-feira, 26, pelo pesquisador Matheus Serva, residente de pós-doutorado na Unicamp e integrante do Centro de Pesquisa em História Social da Cultura, vinculado à instituição. Aberta ao público, a apresentação terá início às 19h, na sala 3112 da Fafich. A atividade integra a programação dos seminários permanentes de Estudos Africanos, promovido pelo Centro de Estudos Africanos, com apoio do Departamento de História.

Serva vai apresentar os passos iniciais da sua pesquisa de pós-doutorado sobre as experiências cotidianas da marrabenta nos subúrbios de Lourenço Marques (capital de Moçambique, atual Maputo) nos estertores da dominação portuguesa e suas relações com os projetos políticos de descolonização.

A marrabenta é uma forma de música-dança típica, que tem o nome derivado da palavra portuguesa "rebentar". O estilo emergiu no fim da década de 1930 e se tornou extremamente popular em Moçambique em 1950. A obra de seu grande expoente, Fany Mpfumo, é marcada pela mistura de elementos de jazz e da música sul-africana kwela.