Notícias Externas

Palestra online da Academia Mineira de Letras discute o Clube da Esquina

"Clube da Esquina: amizades, sonhos e canções" é o tema apresentada pelo professor Bruno Viveiros Martins

Palestra Clube da Esquina: amizades, sonhos e canções, apresentada pelo professor Bruno Viveiros Martins
Palestra Clube da Esquina: amizades, sonhos e canções, apresentada pelo professor Bruno Viveiros Martins Foto: Divulgação

Composto por nomes como Milton Nascimento, Lô Borges, Márcio Borges, Toninho Horta, Wagner Tiso, Beto Guedes e Flávio Venturini, o Clube da Esquina foi um dos mais importantes grupo de artistas da música brasileira, sendo responsáveis pelo disco Clube da Esquina, um das mais famosos e influentes discos nacionais.

O grupo surgiu em meados da década de 1960, em encontros realizados entre as ruas Divinópolis e Paraisópolis, no Bairro Santa Tereza, de Belo Horizonte. Os principais trabalhos do grupo são os discos Clube da Esquina, de 1972, creditado a Milton Nascimento e Lô Borges, e Clube da Esquina II, lançado seis anos depois. que traz o nome de Milton Nascimento junto com o de vários integrantes do Clube da Esquina.

Com base na história deste grupo, a Academia Mineira de Letras realizou a palestra on-line “Clube da Esquina: amizades, sonhos e canções”. O convidado é o historiador, professor do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte e produtor do Decantando a República, programa da Rádio UFMG Educativa, Bruno Viveiros Martins, que o programa Noite Ilustrada recebeu em entrevista para falar mais sobre a palestra e as histórias do Clube da Esquina. 

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção: Jaiane Souza

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória