Arte e Cultura

Papel dos bibliotecários de referência frente às novas tecnologias é discutido em livro

Obra escrita por servidor da UFMG analisa como esses profissionais usam as ferramentas virtuais em seu trabalho com o público

.
. Reprodução

Acaba de ser lançado o livro O bibliotecário de referência e as novas tecnologias, de Josiel Machado dos Santos, bibliotecário do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. Na obra, Josiel promove reflexão sobre o papel do bibliotecário de referência como mediador da informação, face às tecnologias que lançam novos desafios à profissão.

No volume, ele também investiga como esse profissional – sobretudo os que atuam nas bibliotecas universitárias – vale-se de ferramentas virtuais para realizar um atendimento eficaz ao usuário.

Para Josiel, os bibliotecários têm o compromisso de produzir conhecimento e dar visibilidade ao trabalho que realizam. “Nós também somos educadores. Temos o dever de produzir, analisar e quantificar aquilo que nos rodeia”, afirma.

O autor doou exemplares do livro para a Biblioteca Universitária, a biblioteca do Instituto de Ciências Agrárias e a biblioteca da Escola de Ciência da Informação. Em breve, os exemplares estarão disponíveis para empréstimo no Sistema de Bibliotecas.