Lazer e esporte

Para manter desempenho, atletas do CTE UFMG treinam em casa

Acompanhamento se dá com gravações em vídeo e registros de batimentos cardíacos durante treino

Atualmente o Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG conta com uma equipe de 420 atletas, que competem em 5 modalidades. São elas o Taekwondo, Judô, Natação, Atletismo e Triathlon. A rotina de treino sofreu ajustes devido às medidas de distanciamento social para conter a disseminação da covid-19. Agora os atletas continuam treinando em casa, a fim de manter seu desempenho. 

Segundo o coordenador de Esportes Olímpicos do CTE, Reginaldo Gonçalves, as modalidades de Taekwondo e Judô são as que mais sofrem impactos na rotina devido ao novo coronavírus, uma vez que necessitam de um oponente. Os atletas, porém, continuam a preparação com exercícios como musculação. 

Reginaldo, que também é treinador da equipe de Triathlon do CTE, afirma que ficar parado pode levar a perda de resistência e até mesmo a mudança de categoria, já que a prática de exercícios ajuda a manter o peso. 

Em depoimento para a TV UFMG, o treinador da equipe de Atletismo do CTE, Márcio Prudêncio, conta que os atletas recebem uma ficha semanal e gravam todo o treinamento em vídeo, para que sejam informados de seu progresso. Vitória Teixeira, da equipe de Atletismo, elogia o acompanhamento que tem recebido neste período. 

Equipe: Diogo Diniz (produção); Equipes de Atletismo e Triathlon – CTE UFMG (imagens cedidas); Marcia Botelho (edição de imagens); Jessika Viveiros (edição de conteúdo)