Pesquisa e Inovação

Participação de mulheres negras é discutida no 1º Congresso de Mulheres na Ciência

Evento organizado por estudantes do ICB ocorre ao longo desta semana, no CAD 1, campus Pampulha

Maria Aparecida Moura (ECI): presença da mulher negra nas pesquisas acadêmicas
Maria Aparecida Moura (ECI): presença da mulher negra nas pesquisas acadêmicas Foto: Foca Lisboa / UFMG

O meio acadêmico ainda é um espaço um tanto excludente, e a participação de mulheres nas pesquisas ainda é marcada pela desigualdade de gênero e pelo preconceito. O reconhecimento do trabalho realizado pelas mulheres também é uma questão que precisa ser discutida.

Com base nessa realidade, estudantes do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) organizaram o 1º Congresso de Mulheres na Ciência da UFMG, que será realizado ao longo desta semana. A proposta é dar visibilidade à produção científica de mulheres e incentivá-las na carreira acadêmica.

A programação conta com a apresentação de 40 trabalhos produzidos por mulheres e também com mesas de discussão. Uma das atividades, que será na quinta-feira, 30, tem como tema Mulheres Negras na Ciência.

A professora Maria Aparecida Moura, da Escola de Ciência da Informação (ECI), uma das participantes desse debate, falou com o programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 28.

ouca-a-conversa-com-luíza-glória-28-08-2018.mp3

Também participam da mesa Mulheres Negras na Ciência as professoras Analise da Silva, Rosy Isaias e Zélia Ludwig. A discussão começa às 16h30, no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), campus Pampulha.

O evento terá transmissão ao vivo, pelo Youtube, no canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG (CAC).

Produção de Daniel Silveira, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael