Ensino

Participação em programas de bolsas amplia horizontes da formação docente

Quarenta e quatro projetos foram apresentados oralmente, nesta quarta, na Semana da Graduação

Marta Alves
Marta Alves: muito além da sala de aulaFoto: Carol Carvalho | Prograd

O contato com a bibliografia e a própria dinâmica em sala de sala, que possibilitam a observação do professor no exercício da docência, são fatores que já motivavam a estudante Marta Alves, do quarto período do curso de Pedagogia da UFMG. E a experiência como monitora do projeto PMG: A formação docente no DMTE alargou seus horizontes como discente da licenciatura.  

“Participamos da construção da disciplina, da organização de cronograma, do levantamento bibliográfico, do acompanhamento na orientação e do esclarecimento de dúvidas. São processos que vão muito além da sala de aula, pois começamos a ter uma dimensão muito maior do que é ser professor”, conta ela. Bolsista do Programa de Monitoria de Graduação (PMG), Marta compartilhou sua experiência com outros colegas durante sessão de apresentação de trabalhos da Semana da Graduação, uma das mostras que compõem a Semana do Conhecimento, na manhã desta quarta-feira, dia 19, no CAD3.  

Bolsistas vinculados a outros programas também abordaram suas experiências, como a doutoranda Raquel Monteiro, do Programa de Incentivo à Formação Docente (PIFD), que atua na Formação Intercultural para Educadores Indígenas (Fiei). “A participação na Fiei extrapola a formação acadêmica. É uma experiência única e algo que eu quis muito: participar da luta pela causa indígena”, disse ela. 

Raquel Monteiro
Raquel Monteiro: causa indígenaFoto: Carol Carvalho | Prograd

Avaliação formativa
O pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, informou que a 26ª edição da Semana da Graduação reuniu 156 projetos de sete programas de bolsas acadêmicas que abordam experiências do ensino de graduação e da educação básica e profissional. Os autores dos projetos submeteram resumos e produziram vídeos de até cinco minutos de duração. Quarenta e quatro projetos foram selecionados para apresentação oral. 

“Por meio dos vídeos e das apresentações orais, promovemos a integração de projetos e programas e uma avaliação formativa e processual, contribuindo para o aperfeiçoamento das ações de cada projeto e para uma formação de excelência e relevância para nossos estudantes", explicou Teixeira.

O retorno da Semana da Graduação ao modo presencial foi comemorado pela equipe da Prograd. “Vejo o momento como uma oportunidade para conhecermos as iniciativas protagonizadas pelos nossos estudantes nos vários cenários da UFMG. O fato de voltarmos a promover esse encontro de forma presencial pode ser um catalisador de novas ideias e interações entre os docentes e discentes da nossa instituição”, avalia a diretora de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd, Fabiane Ferreira, responsável pela organização do evento.

Os melhores trabalhos apresentados durante a mostra serão premiados na cerimônia de encerramento da Semana do Conhecimento, marcada para sexta-feira, 21 de outubro, a partir das 14h, no auditório da Reitoria.

Carol Carvalho | Assessoria de Comunicação da Prograd