Pessoas

Paulo Beirão é designado presidente da Fapemig

Professor da UFMG já exercia o cargo interinamente desde abril

Paulo Beirão cumprirá mandato de três anos à frente da Fapemig
Paulo Beirão cumprirá mandato de três anos à frente da Fapemig Arquivo Fapemig

O professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão, do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, assumiu a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A designação, assinada pelo governador Romeu Zema, foi publicada no Diário Oficial do último sábado, 14 de novembro. O mandato tem a duração de três anos, com possibilidade de recondução. 

Beirão estava à frente da Fapemig, como interino, desde abril deste ano, quando Evaldo Vilela, então presidente da Fundação, assumiu a presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nesse período, ele acumulou a presidência com o cargo de diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Como previsto no estatuto da Fapemig, a escolha do governador baseou-se em lista tríplice indicada pelo Conselho Curador da Fundação. Até a definição de um novo diretor de CTI (processo que também se dá por meio de lista tríplice elaborada pelo Conselho Curador), Beirão continuará respondendo por essa diretoria. 

Experiência
Paulo Sérgio Lacerda Beirão é graduado em Medicina pela UFMG, mestre em Biofísica e doutor em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele cursou residência pós-doutoral na University de Leicester, do Reino Unido. Professor titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, foi pesquisador associado da Universidade da Pennsylvania e do Jefferson Medical College e Honorary Research Fellow da University de Leicester. 

O presidente da Fapemig também comandou a Sociedade Brasileira de Biofísica (1994-1996) e a Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (2006-2008). Também foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Toxinologia, pró-reitor de Pesquisa da UFMG (1998-2002) e presidente do Conselho Curador da Fapemig (2010-2011). Recebeu o Prêmio Fundep em 2012, é comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Entre fevereiro de 2011 e agosto de 2013, Beirão ocupou o cargo de diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq, onde também foi diretor de Cooperação Institucional (de julho de 2014 a abril de 2015). 

Com Assessoria de Comunicação da Fapemig