Ensino

Educadores da UFMG discutem contribuições de Paulo Freire

Método desenvolvido pelo pedagogo pernambucano inspira atividades do Programa de Formação de Jovens e Adultos da FaE e do CP

O pedagogo Paulo Freire (1921-1997), um dos mais importantes pensadores da educação no século 20, continua influenciando educadores em todo o mundo. Seus princípios inspiram, por exemplo, o trabalho da equipe do Programa de Educação de Jovens e Adultos desenvolvido na Faculdade de Educação (FaE) e no Centro Pedagógico (CP). 

"Paulo Freire desenvolveu um método em que o sujeito ocupa a centralidade do processo de educação, que leva em consideração as suas necessidades. É um processo construído com o sujeito e não para ele", analisa o professor Leôncio Soares, em entrevista à TV UFMG. 

As contribuições do intelectual pernambucano são discutidas no 2º Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global, que está sendo realizado no CAD1, no campus Pampulha, até esta terça-feira, 1º de maio. Com o tema Formação de educadores, diversidade e compromisso social, o evento tem extensa programação que inclui 21 minicursos e oficinas, nove rodas de conversa, 85 mesas-redondas, de curtas e apresentações culturais. 

Assista ao vídeo:

Entrevistados: Leôncio Soares e Francisca Maciel, professores da Faculdade de Educação da UFMG
Produção e reportagem: Soraya Fideles
Imagens: Cássio de Jesus e Antônio Soares
Edição: Marcia Botelho