Saúde

‘Pausa para um respiro’: Fale oferece sessões de meditação às quartas-feiras

Atividade presencial também pode ser acompanhada a distância pela plataforma YouTube

A prática de meditação pode ser realizada por pessoas de todas as idades
A prática de meditação pode ser realizada por pessoas de todas as idades Foto: Carol Morena|Faculdade de Medicina/UFMG

A falta de atenção, a ansiedade, o estresse, a depressão, o burnout e outros quadros estão cada vez mais presente na vida das pessoas, inclusive da comunidade acadêmica. Mas uma perspectiva da neurociência mostra que a prática da meditação pode mudar esses cenários de forma extremamente positiva, alterando nossa maneira de pensar, de sentir e de agir.

O projeto Pausa para um respiro surgiu em 2022, com o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica sessões gratuitas de mindfulness (consciência plena), sempre às quartas-feiras, das 11h15 às 11h45, na sala 3061 da Faculdade de Letras. A atividade também pode ser acompanhada pela comunidade externa à UFMG, ao vivo, pelo canal do projeto no YouTube.

A prática de mindfulness consiste em exercícios simples, que ajudam os praticantes a se conectarem com mais profundidade, gentileza e abertura consigo mesmos, com os outros e com o mundo à sua volta. O projeto é coordenado pela professora Heliana Ribeiro de Mello, do Departamento de Letras e de Yoga. "Precisamos treinar a atenção plena no momento presente, de forma a nos conectarmos mais profundamente com nós mesmos, reduzindo a reatividade, o estresse e a confusão mental", diz a professora ao descrever o fundamento do projeto.

As práticas são voltadas para temas como as sensações do corpo, estados mentais, relação com o mundo, atitudes de boa vontade e a interdependência. Os links para as sessões programadas deste primeiro semestre estão disponíveis no site do projeto.  Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail praticasmeditativas.fale.ufmg@gmail.com

Assista ao vídeo sobre o projeto produzido pela TV UFMG: