Pesquisa indica que consumo de atividades culturais on-line deve se manter pós-pandemia
Programa Expresso 104,5 abordou, em entrevista, os resultados da pesquisa do Itaú Cultural e do Datafolha
Durante a pandemia, os brasileiros participaram cada vez mais de atividades culturais no ambiente digital: shows, espetáculos de teatro, exposições e cursos. A tendência, segundo a pesquisa Hábitos culturais II, realizada em conjunto pelo Itaú Cultural e pelo Instituto Datafolha, é que essas atividades continuem sendo consumidas mesmo depois da pandemia.
O levantamento ouviu 2.276 indivíduos em todo o país, entre os dias 10 de maio e 9 de junho, com o objetivo de analisar o aumento do consumo de cultura no ambiente virtual. Segundo o estudo, o consumo de apresentações artísticas de teatro, dança e música disparou: enquanto, em 2020, 20% dos participantes diziam consumir esse tipo de atividade, em 2021, o índice subiu para 40%. Um dado que chama atenção, porém, é que cerca de dois terços dos entrevistados disseram que têm intenção de participar presencialmente de alguma atividade cultural nos próximos meses.
O programa Expresso 104,5 desta terça-feira, 17, abordou a pesquisa, em entrevista com o gerente do Observatório Itaú Cultural, Jader Rosa. Em conversa com o apresentador Filipe Sartoreto, ele destacou os principais tópicos da pesquisa: padrão de consumo, manifestações artísticas em alta, formatos mais procurados, entre outros assuntos.
“Durante o período da pandemia, consumir atividades artísticas on-line já se tornou um hábito. Então o hibridismo vira um ponto de atenção, de como a gente pode atuar com mais eficiência. As pessoas vão continuar consumindo conteúdo pela internet. A pesquisa mostra que as pessoas querem se encontrar e ter interações presenciais com os amigos, mas também [querem] a flexibilidade e a comodidade do horário, junto com as ações mediadas”, explicou.
Ouça a entrevista com Jader Rosa no Soundcloud.
Os resultados da pesquisa serão debatidos nesta quarta-feira, 18, em seminário, com transmissão on-line, pelos sites da Folha e do Itaú Cultural.
Produção: Alexandre Miranda, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael