Pesquisa e Inovação

Pesquisa busca voluntários para avaliar cognição e comportamento motor em realidade virtual

Idosos serão examinados presencialmente, no campus Pampulha

Participantes devem ter entre 60 e 80 anos de idade
Participantes devem ter entre 60 e 80 anos de idade Zbynek Pospisil | Getty Images / iStockphoto

Voluntários de 60 a 80 anos de idade, destros, sem histórico de labirintite, podem participar de pesquisa que integra o projeto Treinamento cognitivo-motor na realidade virtual imersiva para idosos: relações entre parâmetros eletrofisiológicos e neuropsicológicos.

O objetivo é avaliar percepções acerca da execução de atividades em ambiente de realidade virtual imersiva, por meio de análise comportamental e eletroencefalográfica (EEG — registro de atividades corticais).

As inscrições são realizadas por meio de preenchimento de formulário eletrônico.

Avaliação presencial
A pesquisa será feita presencialmente na UFMG, campus Pampulha, em sessão com duração de 1h40, que será agendada de acordo com a disponibilidade do voluntário.

O estudo é desenvolvido pelo Núcleo de Neurociências do Movimento (NNeuroM), vinculado ao Grupo de Estudo em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (Gedam) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.

Aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG, a pesquisa é coordenada pelo professor Guilherme Menezes Lage, do Programa de Pós-graduação em Neurociências.

Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional