Pesquisa e Inovação

Pesquisa investiga relação entre a literatura e os videogames

Estudo explora a conexão das duas manifestações artísticas e examina como elas se influenciam

A tese do Ricardo foi publicada em formato de e-book pela Editora Tlon
Tese foi publicada em formato e-book pela Editora Tlon Pexels

Ano após ano, o universo dos videogames segue crescendo: em 2021, esse mercado já ultrapassou a marca de 300 bilhões de dólares e gera mais volume de negócios do que o cinema e a música juntos. A cada semana, centenas de games são lançados, com visuais, mecanismos e narrativas próprios. Há, nesse universo, vários exemplos de jogos com mundos e histórias cuidadosamente construídas ou que se inspiram em obras da literatura, assim como já há também livros que se baseiam no universo dos jogos. 

O programa Universo Literário desta segunda-feira, 2, recebeu o escritor e tradutor Ricardo Maciel dos Anjos, que falou sobre a troca entre os universos dos jogos e da literatura. O pesquisador recentemente publicou a tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG, intitulada Narrativas em Confluência: Literatura e Videogames. Na pesquisa, Ricardo investigou a interconectividade desses dois mundos e a influência da interação na experiência de jogo. 

“O videogame pode ter esse status de arte como um produto da coletividade e também a partir de explorações estéticas e quebras de fronteiras de experiências que outras formas de arte não conseguem proporcionar”, defendeu.

Produção: Carlos Ortega e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael